05 janeiro 2011

Profissionalmente falando.

Esqueci completamente nos últimos dois meses o que é vender, apesar de ser um "sucesso" em números, acredito que poderia ter vendido mais e muito melhor, e quando fui fazer o balanço do ano e os fechamentos pessoais de ciclo me deparei com a pior merda que fiz nos últimos tempos.

Me tornei uma vendedora pior quando me tornei a melhor vendedora, fato.

Nada que não possa ser consertado, e já foi providenciado medidas emergenciais.

Perdi completamente a humildade nos últimos tempos, não é aquela humildade de que ouvimos falar que "fulano é tão humilde... blawhyskas" mas a humildade de aprender, de ouvir, de fazer de outra forma.

Quando você aprende a vender de um jeito e aquela forma dá certo a tendência é repetir o método exaustivamente, até virar uma coisa mecânica, monótona, chata e obviamente estressante.

Novos problemas surgem todos os dias e novas soluções devem surgir da minha mente brilhante, ficar falando o mesmo blablabla "problemas tivemos, problemas temos, problemas teremos" não dá em nada.

Esqueci porque vendia, esqueci que meu trabalho é resolver o problema do cliente, esqueci de correr para atender as necessidades deles, independente se fosse sorvete com caramelo ou um disjuntor, esqueci de sorrir, esqueci de estar a disposição, esqueci de ser solícita, esqueci de entregar a mais do que sempre pediam, esqueci a simpatia, esqueci de buscar novos clientes, esqueci as oportunidades, esqueci de me satisfazer em uma venda, esqueci muita coisa em pouquíssimo tempo. Poderia culpar o stress, os números, minha chefe, as pessoas que gritam e são mal educadas, o tempo que nunca dá... enfim.

Mas a culpa é minha.

Quando esqueci de ouvir. Esqueci de ouvir o cliente, vocês acreditam? Eles começavam a falar, eu completava. Eles começavam a pedir, eu deduzia. Eles ACHAVAM que queriam algo, eu tinha CERTEZA do que eles queriam. Eu tinha certeza que conseguiria resolver. Esqueci de pedir ajuda. Afinal eu era master em resolver problema.
Me cansei muuuuito nesse processo, chorei bastante também, perdi o controle várias vezes.

Fechei muitos mils reais. O suficiente para me manter empregada durante um bom tempo.
Mas admito, perdi a vontade de trabalhar durante dias.

Porque eu me esqueci, somente isso. Engraçado que a gente se esquece daquilo que sabe, daquilo que faz muitas vezes, por isso o processo de retomada é somente um, humildade, abrir os ouvidos, pedir desculpas, ligar para os clientes mais problemáticos e ouví-los. Ouvir até cansar, ouvir até aprender, aprender, solucionar e depois vender.

Os números sempre vem, de uma forma ou de outra, o trabalho é só um, ouvir e solucionar. Ouvir e solucionar.

Não existe outro trabalho que quisesse fazer, não tem mal nenhum em querer ganhar dinheiro, como quis e quero, mas em vendas, pensar só em dinheiro é pedir pra se fuder a médio prazo, como sou inteligente, é só voltar ao tempo que não sabia vender, aprender de novo, ficar ligada em tudo, esquecer tudo o que sei, o problema é o que sei, nunca o contrário.

Um novo ano em vendas se inicia, muitos mils, alguns milhões passarão na minha mão e sei que darei conta, se parar para ouvir.

3 comentários:

iILÓGICO disse...

é Cristal a gente é assim mesmo. esquecemos que aprender é uma questão de observar e ouvir...
e também sou assim, sei tanto que esqueço que não é só saber, e sim, saber como fazer...
enfim, se acalma menina....e parabéns por parar para pensar. feliz 2011!!!

Luz_Dourada disse...

Essa humildade que vc citou, acredito que para o seu trabalho faça muita diferença, mas, lembre-se que essa humildade faz a diferença na postura diante da vida como um todo.

A propósito, eu lhe dei parabéns pelo seu aniversário?
hauhauhauhauhauhau

ELBIO KETZER disse...

Provavelmente essa foi a melhor leitura q fiz nesta semana, só ando lendo merde.
Sendo assim, aplico a mim sua narrativa e me coloco no teu lugar com meus problemas e descubro são iguais, os melhores vendedores correm este risco, o da soberba, da presunção... deve-se baixar a cabeça sim.
Para mim o melhor não é quem compra mais, e sim os mais chatos, que perguntam mais, pois nesta situação descubro que não sei tudo, porém são estes chatos que fazem valer a pena, pois com eles nada da errado, ai vale questionar se sou eu que estou errado com minha soberba ou se são os clientes ( maioria) que não estão nem ai na hora da compra, pois só visam preço, vendemos preço e não qualidade.
Valeu. Fui.
Elbio.