domingo, julho 24

Mulheres ricas, espertonas e inteligentonas.

*Partes transcritas do meu diário de papel. Achei interessante pois imagino que algumas meninas já estiveram tão ou mais perdidas que eu.

Ainda estamos em julho e já estou planejando Agosto.
Existe uma coisa interessante em planejar e colocar em prática, depois de um tempo as metas passam de meros sonhos na cabeça com uma idéia de como colocarmos em prática.
Acredito que demorei muito para fazer certas coisas, mas cada um tem seu tempo e eu tive o meu.

Meu namoradíssimo me falou um milhão de vezes que quando eu começasse a guardar dinheiro, só de saber que ele está lá me deixaria satisfeita. É verdade.
Foi penoso começar, e pra quem acha que precisamos de uma vontade férrea, precisamos apenas de disciplina e costume, durante dez meses eu coloquei e tirei dinheiro da minha poupança, coloca um tanto, tirava um tanto, depois tirava mais e colova um tanto menos.
Parando para pensar, dois anos atrás eu vivia com menos de um terço que ganho hoje. Porra, não sou burra, essa coisa de "eu mereço esse sapato" é lindo, mas comecei a pensar, oi? Eu mereço um carro. Mereço mais que um sapato, mas como só tenho dinheiro para comprar um sapato, vou comprar mais um para minha coleção.
Para tudo sua imbecil, para agora. Algum dia na sua vida você já se pegou fazendo contas em milhares de reais que tem no seu armário e que não é tão necessário quanto pareceu na hora da compra?
Se tem alguém compulsiva por compras que eu conheço, sou eu mesmo, por isso sei o quando não importa o quanto o tanto, o valor o poço não tem fundo, por isso ao invés de almejar coisas como "a última bolsa da moda" começei a sonhar com coisas bem altas que deixavam essas "pequenas coisas" invisíveis.

Meu Marcos me disse a dois dias atrás, quando a gente vê o horizonte lá longe, as coisas perto ficam pequena.

Como não tenho dinheiro para comprar um carro, minha tática foi imaginar o quanto precisaria guardar em um ano para comprar um, sim, eu poderia financiá-lo em mil parcelas e pagar vendendo um rim, mas a questão é ser inteligente, não se matar.
Feito as contas, mãos a obra. Tudo parece muito longe quando a gente fala de anos, mas se eu tivesse feito isso anos atrás, hoje poderia estar comprando. E se você nem tem essa "almejação" faça que nem eu, começe a juntar dinheiro para tirar a carteira, a máxima é: FAÇA ALGO. Qualquer coisa, namore um carro na rua, pare de invejar as pessoas quem tem (isso é importante) pense onde você vai quando tiver um carro, coisas do tipo.

Mas vamos a um exemplo palpável, eu guardo 30 reais por mês, meo, 30 reais por mês, para comprar os presentes de natal sem colocar a mão no meu 13 e parei de comprar roupa de final do ano, porque isso é rasgar dinheiro, já que em janeiro tá tudo pela metade do preço, o que faço? Separo no começo de dezembro um vestido para usar no Natal que não esteja com cara de batido e vamos lá, como não moro com minha família eles não sabem que roupa é nova ou não.

E como prêmio tenho um cofre feito daquele tubo de batata pringles que coloco moedas de um real e cinquenta centavos, aquele cofre é para pagar alguma sandice minha, pode ser um vestido caro ou algo que quero fazer que precise de uma grana a mais.


Vou te falar como eu consegui, simplesmente fazendo ao invés de imaginar, arrumei um caderno bonito e escrevi o que quero ter, coloquei minhas despesas fixas (casa, terapia, faculdade, cigarro...) despesas variáveis (viagens, unha, cabelo, bala, uma média tá, não é para ser a neurótica do caderno não) e coloquei como despesa fixa o quanto iria investir, é idiota pensar isso quando se tem dez reais no bolso, mas vou te falar de carteira, você só terá mais quando aprender a administrar o que tem. A gente sempre fica pensando "quando tiver mais dinheiro farei" foi aí que caí na real, eu já ganhava mais e não fazia nada por pura falta de costume, voltemos, fiz uma previdência privada, guardei um x na caixinhda da empresa e ainda sobra pra comprar um monte de coisas, mas esse monte de coisas tem uma verba, tipos cinquenta reais de porcaria ou uma camisa de cinquenta?

Depois estipulei que se eu conseguisse ganhar x por mês eu guardaria y. E fui trabalhar pra isso, sempre pense em como você vai arrumar como ganhar mais, até Avon tentei vender pra ganhar mais dinheiro. Tenha um sonho, qualquer um, por mais maluco que seja, pense em como poderá fazer pra torná-lo real e comece, vai lá, vai tentar, mesmo que você não consiga, pelo menos vai estar um passo a frente de onde está hoje. Isso posso te assegurar.

Se você é uma pata choca em finanças, como eu era, posso te indicar uns livros que te ajudarão, é só escrever para esse e-mail ali no meu perfil.


Eu caguei meu FGTS e seguro desemprego, me endividei mais ainda na éppoca e saí dessa dívida de dois anos no banco Real trabalhando na Renner, foram quarenta dias de sufoco para poder comprar meia dúzia de presente de Natal e cobrir a dívida, depois de um ano limpei meu nome com seis meses de trabalho e acordos, isso tudo vocês já leram aqui.
E por fim, invsita em você, estude, faça qualquer curso e se torne a melhor na sua área, é sério, quando me perguntaram porque eu ralo tanto para ser o faturamento mais alto, se ser a número um é importante para mim, respondi que sim, em uma peneira, os melhores sempre ficam.

Agora me digam, se uma pessoa como eu consegue pagar essas dívidas e depois juntar dinheiro, porque você não conseguirá? Aposto que você é muito mais esperta que eu.

6 comentários:

Madame disse...

Meo eu tb mudei minha vida...nao tenho um carro,mas pago um ape com mto orgulho.
A minha rescisao foi bem usada,comprei coisas que precisava,limpei meu nome e comprei bestetuiras tambem vai,mas tenho um nome limpo depois de 3 anos.
Ainda nao saquei meu FGTS,mas assim que pega a grana vai direto pra poupanca do casorio,e isso em orgulha.

Parabens gatinha, te acompanho a muito tempo e sua vida mudo,e ta mudando...

bjussss

Luciana Matos disse...

Tô anotando tudo aqui alucinadamente. Tento juntar dinheiro há séculos e só consigo juntar dívidas. hehehe
É flórida.
bjo!

misshalliday disse...

Cristal! Amei todas as dicas. Sou igual a Luciana Matos ai de cima: há séculos que só consigo juntar dívidas. Já sujei e limpei meu nome umas trocentas vezes. Tenho objetivos, mas não tenho perseverança em guardar din-din.
Anotei tudo o que vc disse e juro que vou ficar rica!!! Rsrs...
Rica é exagero (mas quem sabe?), mas pretendo sim comprar meu carro e viver com a cabeça tranquila com relação a dividas!

Bjuuu
Mais suce$$o pra vc!

BETA disse...

Neste ano consegui a duras penas , nao viver no vermelho. Já é um avanço. Pra juntar dinheiro, tá foda!

'Lara Mello disse...

HAHAAHAHAHAH
Amei o texto :)

Priscila Zanutti disse...

Tão the secret, mas funciona...Continue assim Cristal. Você é um incentivo pra mim. bjs