10 julho 2018

Desapegando II

Fato é que eu gosto muito de comprar, mas principalmente tenho um apego pela desorganização, se alguma coisa some, por exemplo um brinco, compro um parecido ou igual quando po$$o, por isso tenho 4 lapiseiras iguais: literalmente, venho tentando diminuir o consumo, diga-se de passagem com sucesso = zero.

Algumas coisas parei de consumir por pura falta de dinheiro, porém pouca coisa mudou no meu cérebro, não teve um impacto realmente significativo a falta da grana durante um longuíssimo e tenebroso inferno, tipo não mudei minha mentalidade, só mudei a prática de consumir... pela pobreza, porém, como não mudei, continuo consumindo mentalmente ou supérfluos cabíveis no bolso, pode ser um pastel, não falo isso com orgulho ou vergonha, mas em um mundo virtual onde todo mundo é super bem resolvido em TODAS as áreas é foda ser ou falar que você NÃO mudou com algumas coisas, é esperado quando você chega em uma idade... a maturidade, que você tenha o emprego perfeito, seja fitness, pare de fumar, construa uma família e essas coisas, e basicamente sou a mesma coisa que era, com algumas desvantagens que a depressão deixou.

É um pavor desapegar, tem dias que é tranquilo, tem dias que é uma merda, olho as coisas e nem sei como acumulei algumas coisas.

Ah Cristal, comigo não é assim. que bom, parabéns, conte-me nos comentários.

Ps1: Tenho uma leitora que não sei quem é agora, que diz que todo dia quando chega em casa ela joga alguma coisa fora, acho lindo.

Minha casa (para quem não sabe eu e Marcos juntamos nossos apartamentos) e fica claro que nós dois somos uns incapazes de jogar coisas fora, não estou falando de jornal velho, mas de coisas que foram nos dado, ou de antepassados, praticamente nossa casa é feita de coisas que compramos e herdamos, minha casa (repetitivo essa coisa de minha casa, mas foda-se) parece uma casa dos anos 70/80 porque alguns móveis são de sei lá qual parente morto, meu conjunto de quarto é fato que tem mais de 50 anos, porque era da avó do Marcos mas está em ótimas condições, porque eu compraria algo que está tão "novo"? Fora o que compramos de segunda mão (um bom percentual) ou que achamos no lixo como um banquinho que está na varanda.

Agora venho tentando desesperadamente delimitar essa coisa de consumir e apegar, li um livro ótimo, mas não coloquei nada em prática da Marie Kondo, agora estou tentando fazer ALGUMA COISA, aí hoje eu consegui jogar fora:

Um avental velho e manchado.
Separar uma calça para doação.
Finalizar um perfume.
Pano de prato manchado pro lixo.


Ps: Eu consigo jogar fora lixo literal tá, claro que ando também pensando com certa agonia essa coisa do lixo, plástico e etc, mas não consigo nem o básico (na vida) e quero ir pro avançado, porque só leio coisas legais sobre ser vegano ser zero waste, que fico meio neurótica, mas não de um jeito bom.

Sei que as coisas radicais são mais legais, são mais bacanas de escrever, mas vim aqui para meus 4 leitores dizer que olha, faça as coisas do seu jeito, no seu ritmo e uma hora dá certo.

Eu mesmo não sigo esse conselho é óbvio, mas quem acredita que as pessoas falam o que escrevem?






2 comentários:

Renata disse...

Eu tenho conseguido me desfazer de roupas com uma razoável facilidade, mas de bugigangas em geral é um horror, pois sempre acho que, assim que jogar fora, vou precisar. Tenho uma caixa de ferrero rocher vazia no armário há uns dois anos. Certeza que guardei pensando "isso vai ser imprescindível para tal coisa"...que até hoje não lembro o que é. ¯\_(ツ)_/¯

Tem coisas também que tenho dó de jogar no lixo por terem "valor sentimental", como um colar daqueles que pisca, que peguei num casamento de amigos queridos. Tá pendurado numa prateleira, destoando da decoração do quarto, mas não consigo jogar fora (até porque, ele ainda pisca, não é totalmente inútil! Hahahaha).

Acho que o segredo é jogar logo as coisas fora, sem parar pra pensar "será que isso pode ser útil algum dia?".

Ana disse...

Eu jogo tudo fora e depois sinto falta e me arrependo, mas detesto guardar buginganga e se eue olhar umas 3x e não gostar do que vejo entulhando a casa jogo fora sem pestanejar. Mas roupa eu não desfaço pois a maioria é por conta de engordar e emagrecer , então vai que....

E comprar eu não consigo parar é fodaaaaaaaaaa. Mesmo sem dinheiro compro feito louca(pra jogar fora depois) .Foda