02 maio 2023

Proatividade?

Me deparei com uma cena no trabalho, sou vendedora e tenho que ter proatividade em tudo que é relacionado a venda no trabalho, é simplesmente "assim que as coisas funcionam", as vezes é de tirar o seu lixo a comprar café, mas muitas vezes tem atribuições que está muito acima das capacidades, mas mesmo assim, faço ou quando é uma equipe, fazemos, mas uma hora a conta chega, não somos máquinas.

Vamos participar de uma feira, e a organização está toda em cima da hora, tudo o que precisamos precisa ser contratado e revisado, muitas aspirações precisam ser abandonadas, mas vamos lá, o que isso tem a ver com vender.

Pouco.

É, essa é a pergunta, onde o trabalho de auxiliar uma grande quantidade de coisas ajuda efetivamente na venda? Muito pouco ou quase nada, ainda mais quando tudo isso pode ter a "ver com o negócio" mas pouco a ver com a venda, aprender isso me custou muito, aliás aprender isso me custou fazer muito as coisas, já fiz muito acontecer, hoje faço acontecer de outra maneira, principalmente observando enquanto ajo. 

Quando vejo correria no trabalho, se tem a ver com o que eu faço corro também, se não, corro a minha correria individual, as vezes só paro tudo e escrevo, ou me faço uma pergunta para saber o que quero com essa ação, o que tem a ver, se não tiver uma resposta objetiva e clara, é obviamente porque não é necessário ou outra pessoa pode fazer. 

Aprender a delegar e principalmente, aprender a se subordinar para que algumas coisas NÃO aconteçam, tem um valor indescritível, quando forçamos que as coisas se movimentem o TEMPO TODO, não percebemos realmente que movimentação é essa e perdemos muitas vezes o foco no que importa, e já tem muitos desafios na venda para me preocupar com o pó de café da empresa ou whatever, não existe motivo real oficial para que nos envolvemos em tantas atividades que geram ansiedade e que deveriam ter sido resolvidas antes com planejamento, se não há planejamento... aí é foda mermão, tenho experiência de anos nesse quesito, poderia escrever milhares de coisas incríveis que fiz que nunca foi vista pela urgência da coisa, urgência muitas vezes inexistente...

No que faço HOJE não existe emergência, não existe nenhum tipo de pessoa que entrará por aquela porta exigindo uma instalação elétrica de qualquer espécie que possa resolver com rapidez, TUDO estará dentro de um projeto, então não existe motivo real oficial para não agirmos de acordo, mas alguém me ouviria? Duvido muito, já fui ENCANTADA com o fazer aleatório, já fui MUITO proativa, hoje prefiro ter outras visões.





Nenhum comentário: