01 junho 2010

Auto ajudaê.

Sempre fui uma pessoa de listas e metas, mas a maioria nunca cumpri, é uma puta coisa chata quando você vê escrito “emagrecer 20 quilos” e ainda mais quando essa lista está se repetindo a muito tempo, entrar no curso de inglês, parar de fumar, ser mais num sei o que, aprender dança indiana, pode ser qualquer uma dessas coisas, mas existe um espaço imenso entre escrever essas coisas e elas virarem realidade, mas é bom começar de alguma forma, então faça sua lista de desejos.
Se eu pudesse dar duas diquinhas e darei simplesmente porque deram certo comigo, as duas são muito importantes e na minha humilde opinião de achóloga são o ponto chave para a realização dos seus sonhos das suas metas.



Se comprometer e simplificar.

Pronto. Claro que eu venho com essas idéias geniais depois que já tomei muito no cu e teve alguém para pensar nisso antes, chupitei a idéia, coloquei em prática e agora venho vender essa maravilha como inédita (é assim desde a invenção da roda).

Comprometimento:

Tenho a mais certeza absoluta que quando você se compromete com aquela sua amiga para beber uma cerva você dificilmente dá bolo, você ajeita seus compromissos a ponto de dar conta de tudo, né verdade? Sem comprometimento você não irá a porra de lugar nenhum, fato. Não adianta ter olhos verdes ou um cérebro fenomenal, você precisa se comprometer. Precisa falar cheeeeeeeeeeeeeegaaaaaaaaaa desse cacete! Me comprometo a não deixar esse caralho acontecer novamente!!!! Serião, se comprometa com suas metas, não a ponto delas serem mais um motivo de stress, mas não as esqueça. Quer comprar alguma coisa, quer ser alguma coisa, quer fazer alguma coisa? Mesmo que hoje você seja motivo de risos (eu falei que ia comprar um carro sem dinheiro para o ônibus e fui a primeira a rir de mim, mas quem disse que não posso? Vou deixar para me comprometer no dia que der tudo certo?) E defina as prioridades, carro é lindo, mas um curso pode ser mais importante, enfim, qualquer que sejam as metas, projetos ou sonhos, se comprometa com ele, faça um “pacto” com você, prometa um prêmio (às vezes conquistar o que se quer pode ser o maior prêmio), seja legal quando você acertar, fale: parabéns Dona Cristal, você é do cacete! Quando fizer algo certo e deixe as críticas de lado, já tem um monte de gente pra te criticar mesmo. Se comprometa de uma forma leve, não como um boi doido tentando fazer tudo de uma vez. Agora vem a segunda e mais importante se você conseguir fazer me ensine aposto que será uma pessoa mais alguma coisa (insira seu adjetivo predileto aqui).

Simplificar.

Rá que se fosse fácil o mundo não seria o caos que é. Quando eu digo simplificar eu digo simplificar messsssssmo, tem alguns marqueteiros uns (todos os) anos se empenhando em nos dizer o que precisamos ter ou fazer.
Exemplificando, se você precisa emagrecer o que faz? Vai na nutricionista, entra na academia, compra roupa de malhar nova, salmão pra fazer grelhado, chá da cor da moda, cápsulas de ispurilonanonexina e vai simbora, quando na verdade só cortar os chocolates que comia de madrugada poderia surtir o mesmo efeito. Tudo é cheio dos aditivos, os cursos tem materiais de sobra, então porque não simplificar as coisas? Vou usar eu mesmo de exemplo bem sucedido antigamente eu inventava umas metas loucas, como aprender javanês ou emagrecer 20 quilos em um mês, claro que não conseguia e brochava legal, me sentia péssima, uma perdedora que conseguia perder tudo, menos peso, a alto estima mandando um abraço lá do inferno. Aí niqui resolvi com ajuda de alguma coisa testar e hoje estou aqui para dar meu testemunho, faço metinhas para no máximo 10 dias e envolve coisas meio doidas como “ler dois livros” ou “conversar com uma plantinha pela manhã”, e nelas tem às vezes coisas mais importantes “manter as coisas organizadas no trabalho” ou não deixar nenhuma pendência rolando muitos dias, quando eu diminuo as expectativas e a quantidade de coisas, obviamente se torna mais fácil para fazer e quanto mais eu faço, mais fico confiante e quando fico mais confiante me sinto mais capaz de pegar empreitadas maiores. Aprendi a duras penas (oi?) que muitas vezes não importa o tamanho do troço, importante é que você faça. Sacou? De que adianta sonhos de modificar o mundo se não consegue nem acordar mais cedo para dar uma caminhada? Ou modificar uns pensamentos? Ou modificar a alimentação? Enfim, no final as coisas grandes deve ser só a junção de inúmeras coisas pequenas, foda-se se todo mundo faz coisas grandes, eu só quero ser feliz e me sentir realizada, vou deixar para o macaco louco dominar o mundo, enquanto eu faço uma coisinha atrás da outra...



Simplificar é ter menos coisas, mas menos coisas para cuidar, é consumir menos, porque se dá conta que aquilo realmente não vai te deixar mais feliz, quiçá mias bonita, é usar muito bem tudo que tem, até o finzinho, evitar esse tipo de desperdício (como o final da pasta de dente) que nada tem a ver com o planeta e sim com o seu bolso. Nesses 10 dias minhas metas são pequeninas, emagrecer um quilinho, ler um livro que não seja sobre finanças ou negócios, cuidar mais do blog, não deixar os emails acumular, entre outras coisas, nada impossível de fazer, mas dá uma puta diferença quando você consegue.

Cristalzinha das candongas, saindo do mais absoluto anonimato para mais uma empreitada na área de auto ajuda (rá)

15 comentários:

Ana Paula disse...

Li, reli e já vou até guardar. Ta aí, o negócio é simplificar. Tô olhando meus potinhos de chá verde e colágeno do meu lado e lembrando do chocolate que devorei de madrugada, meio dormindo. Eita!

Anônimo disse...

Definitivamente a-do-ro seus textos.
Uma leitura deliciosa, divertida e inteligente.
Simplificar... parece simples... talvez seja... vou tentar... rsrsrs
Beijos.

\ö/ disse...

Realmente, tudo que tu escreveu faz 'algum' sentido.
Sou uma pessoa tão..tão..tãaaaao, que se eu tentar simplificar, acabo COMPLICANDO!!!

Ótimo text, gostei!!

Bjus

Desabafando disse...

Amiga, eu acho que vc tem toda razão e encontrou um ótimo método pra viver mais em paz e feliz. Realmente sem comprometimento vamos deixando tudo pra amanhã e nunca fazemos nada e tendo objetivos ou metas mais realistas as chances de sucesso são bem maiores.

R.S disse...

Menina engraçado pq nesse exato momento tento tudo ao mesmo tempo: emagrecer 12kgs, fazer atividade física todos os dias, parar de fumar e organizar todos os armários. Até o momento tô conseguindo. Faz um bem danado. Virei quase uma freira mas tá funcionando. O melhor de conseguir essas coisas é exatamente se vencer, se superar. É muito bom mesmo!

Unknown disse...

Adorei as dicas, mas como sou inconformda, acho que vou tentar simplificar para depois me comprometer, entende?? Não? Nem eu...SE eu não fizer alguma coisa do contra não dá certo...Bjão

Luna Sanchez disse...

Adoro o entusiasmo cristalzístico!

Sério, me contagiou!

Beijos, vou fazer coisas importantes, agora.

ℓυηα

el buenito disse...

Cristalina, sempre boa!

Dani (ela) disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Dani (ela) disse...

óia pra Cristal servindo a humanidade!

legal moça. issaê!

vai se cuidando assim mesmo.

legal ;D

TATIANA SÁ disse...

adorei o post. Mesmo com a sua maneira de escrever, ele consegue alcançar muitos "pontinhos" nas pessoas. Parabens!

jyjutujyghnmbc disse...

Gostei daqui , seguindo pra ler mais bjs

Anônimo disse...

Cara, vc é demais!
Leio seu blog faz tempo,mas só agora passei a seguir pq tenho um blog tbm!
Acho vc o máximo!
Li o texto e vou colocar em prática agora!
Sou uma piada p mim mesma e tenho desistido de muita coisa por preguiça de correr mais atrás!
Valew, salvou meu restinho de semana.
bjos!

Lolita Infame.. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Natasha disse...

Faz muito bem meeesmo quando a gente consegue. Eu mesma estava há meses tentando começar a estudar pra concurso. Por mais que pareça, não é simples. Exige organização (de tudo... livros, horários), disposição e muita, mas muita força de vontade.

Até que, finalmente, consegui me COMPROMETER!! Ufa! Eu sou capaz. Então, excluí o orkut, parei de sair, organizei os livros, institui pequenas metas, do tipo: nesta semana estudarei tais e tais assuntos. Está dando certo. Claaaro que eu tenho minhas pequenas recaídas e às vezes fico mais tempo do que deveria na TV ou olhando blogs na net. =P

Mas, mesmo assim, as conquistas já foram muitas e eu vou melhorar!!

Adorei o texto!

Bjos