29 outubro 2012

Alimentação melhor - compotas e conservas

Como disse no post "Comidas que nos enganam" estou fazendo pequenas modificações na minha alimentação porque surgiu uma dor no estômago que puta merda.

Eu faço uma "compota" (que é coisa de tia velha essa palavra) de ameixa seca que nada mais é que comprar ameixas e colocar em uma panela com um pouco de açúcar (tenho usado o mascavo) e cobrir de água deixar elas incharem em fogo brando e depois guardar em um pote na geladeira - tipo aquela calda de manjar, mas sem tanto açúcar, claro, e uso muito nas minhas vitaminas, coloco uma, ela já tá molinha e não fica aqueles pedações pra engolir. Todo mundo sabe que melhora no intestino na pele e tals, mais as jantas regadas a tomate com azeite e beringelas, ops, me pesei hoje e lá se foram 2 quilos embora e sem nenhum sacrifício.

Os tomates e beringela é tipo fazer tomate seco, só que eu uso o microondas que quem tem saco ou gás pra ficar três horas olhando forno? Depois guardo na geladeira e vou comendo com pão, com arroz, com oq ue tiver, eu gosto e não me enjoa. Não vou deixar receita porque tenho que fazer com medidas, já que faço tudo no olhômetro.

O legal de você fazer essas coisas é que as frutas e legumes não estragam e já estão prontos, mas sem aquela cara de refogado velho, saca?

Hoje comprei três caixinhas de morango (que tá dois reals) e resolvi fazer tipo a compota da ameixa, lavei tudo bem lavado, uma caneca de água, três colheres de açúcar e agora tenho ingrediente para minha vitamina matinal, sem precisar ser fruta fresca, se você mora sozinha e suas frutas estragam taí uma forma de conservar,  e se colocar uma colherada na vitamina já adoça.

Se você está com pavor de açúcar, eu aboli os adoçantes, tirando e o líquido para um suquinho ou outro porque aquela gosto químico e a falta de enxaqueca tem me ajudado a ficar longe muito longe, recomendo usar açúcar demerara ou mascavo (mas leia para ver se é mascavo mesmo ou açúcar escurecido pra vender como mascavo) eu já acostumei com o gosto e todo mundo sabe que a palavra moderação é bem melhor que proibido.


Nenhum comentário: